Minha caríssima prima me deixou essa perguntinha nos comentários do último post: "você prefere ter amado e perder a pessoa que ama ou nunca ter amado?". Demandou, ainda, que eu respondesse honestamente.
Para tanto, necessária é uma análise. E, penso eu, é uma das mais complexas.
Se fosse responder de pronto, seguiria a crença popular e diria que preferiria amar e perder a quem eu amo, ou amar sem ser amado, que é o provérbio real.
Mas uma resposta honesta raramente é aquela que se dá sem reflexão, então, partiremos à reflexão.
E, para tanto, começarei do início: o que é amar???
Eita palavrinha pequena com dois milhões de significados.
Amar.......eu amo.......amo muito.......amo toda a minha família com absoluta certeza, e todos aqueles amigos do coração que sabem muito mais de mim do que eu sei de mim mesma! E Ná, em relação a essas pessoas, por mais que doa perdê-las, prefiro tê-las amado. O que seria da minha vida sem você, sem meus pais, irmãos, avós, ...., e também, o que seria de mim sem as longas e perigosas conversas com Paris, minhas grandes teorias com meu engenheiro favorito, minha cumplicidade com minhas filhas, meu carinho - nem sempre correspondido - com o quarteto fantástico (tanto da PUC quanto do Colégio), minha amizade antiga com as duas meninas de Leão e as meninas do Singular??????
Eu não seria ninguém.
Dividir um pouco do meu coração com cada uma dessas pessoas me fez ser o que sou hoje. E, sim, divido meu coração porque sou uma pessoa que se entrega, por mais que eu quebre a cara depois. E amar faz parte integralmente do meu ser.
E eu não sei ser metade do que sou. A pessoa que um dia me disser - e já me disseram - que eu devo me reservar mais, desconfiar mais, acreditar menos, para me preservar, não me conhece.
Eu não tenho reservas. Eu me dôo, mesmo que isso seja errado. E o faço sem esperar nada em troca.
Sim, me decepciono. Mas isso acontece, também, com aqueles que optam por se preservar. Então, para que me privar de um sentimento tão bom, se o resultado pode ser invariavelmente o mesmo?
(Impressionante como consegui construir o argumento que queria ter utilizado com você Paris, só agora, quando não sei se faz mais sentido)
Porém eu penso que minha prima não queria essa resposta. Penso que a pergunta estava focada em um aspecto específico: my Mr. Big! Estou certa?
Sim Ná. Mesmo em relação a ele. A resposta não pode ser diferente.
Como disse eu sou uma daquelas pessoas que não sabe viver sem se entregar.
Isso pode parecer infantil. E para muitos eu estou sendo enganada.
Sim, quem sabe eu esteja. Mas isso depende do ponto de vista de quem vê. Aos meus olhos quem criou essa situação fui eu.
Eu, como sempre - e como não podia deixar de ser - me entreguei completamente à situação. Abracei com todo o carinho uma oportunidade.
Dessa vez, porém, as coisas não saíram tão bem para o meu lado. Me deparei com uma pessoa que, no extremo oposto do meu ser, não sabe se entregar, e, pelo menos ao que percebo, vive muito bem sem expressar qualquer forma de amor.
Carinho sim, ele é muito carinhoso. Mas amar? Isso eu acho que ele não sabe.
E é daqui que acho que tenho a melhor resposta para a pergunta: Ná, diga-me você: quem está melhor nessa vida? Ele, que se um dia amou alguém nunca foi capaz de dizer ou expressar seu sentimento de qualquer forma e, ainda hoje, vive fechado em sua conchinha? Ou eu, que por muitas e muitas vezes já disse o que sinto e posso categoricamente afirmar que vivo muito bem com isso, mesmo que não esteja com ele?
Meus momentos de tristeza não vêm da ausência. Eles vêm dos poucos momentos em que eu, por ter uma parte fraca e infantil dentro de mim, espero alguma coisa dos outros.
A vida já me ensinou que amar, como diria Rita Lee, é uma coisa que pode ser feita por uma só pessoa.
E que sim, não se deve esperar dos outros mais do que eles podem lhe dar.
Ná, eu escolho amar.
SEMPRE!
Por mais que amar seja dolorido, forte, perigoso e destruidor.
Simplesmente porque amar é a única maneira de mudar realmente algo dentro de você.
E, só para terminar, eu diria que como a Carrie (SATC) "Well, maybe it is time to be clear about how I am. I am someone who is looking for love. Real love. Ridiculous, inconvinient, consuming, 'can't live without each other' love".
E eu não sei sentir diferente.
Acho que fui suficientemente honesta, hahahaha, gostou prima?
XXX
Coments:
By Nat: "Pretty much! =]"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário