ai ai ai.....ano muito estranho esse, viu?!
Pela primeira vez, vi um ano sem movimentações políticas na Faculdade de Direito da PUC-SP!
Desde o primeiro ano estava acostumada com pelo menos 50 pessoas com camisetas de cores diferentes circulando pelos corredores, contando suas propostas, fazendo campanha massiva, discutindo com competidores....enfim.......uma realidade que parece distante!
1° ano? Lembro bem.....final da gestão Panacéia.......(que em um momento como o atual de invasão de Reitoria, levou os alunos de Direito, contrários a ocupação a uma tentativa de manifestação....que resultou em "Baronesa")!
Os grupos que disputaram o CA? Identidade, Conexão 22 e Veredas.....!
Quem sabe o melhor para o CA teria sido o grupo Veredas.....mais centrados......mas ele não eram populares, nem os rostos mais bonitos e cotados....!
Então, a briga foi travada entre Identidade, que contava com uma campanha jamais vista....( sério....eles distribuíram mais de 200 camisetas, tinha adesivos mil e banners, tudo parecia muito além do real) e Conexão 22, com suas caras já conhecidas e muito bem marcadas....!
Apoiei o grupo Conexão........vesti camisa e tudo mais.........fiz campanha até!
A primeira gestão foi boa.....eu diria até muito boa!
Por isso, no 2° ano, o grupo voltou.....disputou com um grupo chamado "Paratodos".......e ganhou, de lavada.......afinal, eram caras conhecidas, que pareciam seguras.......!
A segunda gestão não foi tão boa.....! Alíás, isso é quase lei.....a segunda gestão, seja lá do que for, nunca é boa! NUNCA! A reeleição não deveria existir!
Enfim, por culpa da segunda gestão, o grupo não voltou para uma terceira tentativa!
No 3° ano, aí sim posso dizer que tivemos brigas de verdade.......disputas leais que tinham na realidade uma única finalidade: "poder"! E poder não deveria ser a finalidade dos grupos que disputam o CA.......os grupos deveriam querer melhorar a instituição, em prol dos alunos! Mas esse interesse - mais leal, na minha opinião - é secundário!
De todo modo, ano passado o grupo Conexão, acabou se transformando - de certo modo - no grupo Convergência, liderado pela única pessoa que, nesses quatro anos de Faculdade, passou alguma segurança como "político"!
Disputando com a Convergência, tinhamos o grupo Opinião 22, que levou muitos votos do noturno.......o grupo Inovação - que eu apoiei, e apoiaria de novo, simplesmente pq eles são como o Veredas: o grupo certo.....mas não são populares o suficiente - que levou votos das pessoas que efetivamente leram as propostas...........e o grupo Liberta, que ganhou as eleições com o fundamento da gestão participativa, entre outros!
Todavia, 2007 não foi um ano de gestão participativa! O Liberta queria o poder. Conseguiu. E com isso transformou o CA em uma patota. Uma patota sem ordem........o que é muito ruim.
A gestão foi tão decepcionante que 2008 foi eleição de "Chapa Única"........! Na realidade, duas chapas "de brincadeira" competiram com uma chapa de verdade! Como assim???? Nem parecia a PUC! Não teve carta proposta, não teve campanha, quase ninguém viu os debates, tudo foi feito de forma estranha......muito estranha........e a chapa "Rumos" - reinvenção do grupo Liberta - ganhou as eleições.
É tão triste saber que eu entrei em uma Faculdade que respirava política acadêmica e vou sair de uma que tem eleições só para formalização.......!
Os grupos que realmente competiram tão indo embora.......e o que vai ser dos meninos(as) novos?
O 22 perdeu o respeito!
O CA sempre está onde não deveria estar.........e não aparece onde deveria estar!
Ontem e hoje, professores da UFRJ estavam na Faculdade para avaliá-la....em determinado momento foi feita uma reunião - relativamente breve - com um grupo de alunos para que eles pudessem perguntar algumas coisas.
Foi convocado um aluno de cada ano e um representante do Centro Acadêmico.
Eu compareci como aluna do 4° ano.....quatro outros alunos representaram os outros anos........mas nenhum membro do CA apareceu!
O que aconteceu gestão Liberta?
A ocupação da Reitoria era mais importante?
Certas coisas são formalidades e devem ser cumpridas.....
Essa reunião era uma delas........pena que vocês não perceberam!
Eu??? Desgostosa!
XXX
Coments:
By Nat: "Tá ficando velha na PUC, hein mulher??Obs: Acabei de me tornar segunda tesoureira de uma chapa da FAAP, a eleição é semana que vem, mas tô sentindo q a gente vai perder..."
By Paris: "1) Vc ficou politiqueira esse ano...2)"Certas coisas são formalidades e devem ser cumpridas" - isso é coisa de RD Mutirão...3) Tá certa, o CA de vcs é tão importante qt o nosso e precisa ser gerido com responsabilidade e respeito ao nome que carrega, não é lugar de intrigas de poder !"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário