segunda-feira, 21 de abril de 2008

C.A 22 de Agosto (OP in 10.11.07)

ai ai ai.....ano muito estranho esse, viu?!
Pela primeira vez, vi um ano sem movimentações políticas na Faculdade de Direito da PUC-SP!
Desde o primeiro ano estava acostumada com pelo menos 50 pessoas com camisetas de cores diferentes circulando pelos corredores, contando suas propostas, fazendo campanha massiva, discutindo com competidores....enfim.......uma realidade que parece distante!
1° ano? Lembro bem.....final da gestão Panacéia.......(que em um momento como o atual de invasão de Reitoria, levou os alunos de Direito, contrários a ocupação a uma tentativa de manifestação....que resultou em "Baronesa")!
Os grupos que disputaram o CA? Identidade, Conexão 22 e Veredas.....!
Quem sabe o melhor para o CA teria sido o grupo Veredas.....mais centrados......mas ele não eram populares, nem os rostos mais bonitos e cotados....!
Então, a briga foi travada entre Identidade, que contava com uma campanha jamais vista....( sério....eles distribuíram mais de 200 camisetas, tinha adesivos mil e banners, tudo parecia muito além do real) e Conexão 22, com suas caras já conhecidas e muito bem marcadas....!
Apoiei o grupo Conexão........vesti camisa e tudo mais.........fiz campanha até!
A primeira gestão foi boa.....eu diria até muito boa!
Por isso, no 2° ano, o grupo voltou.....disputou com um grupo chamado "Paratodos".......e ganhou, de lavada.......afinal, eram caras conhecidas, que pareciam seguras.......!
A segunda gestão não foi tão boa.....! Alíás, isso é quase lei.....a segunda gestão, seja lá do que for, nunca é boa! NUNCA! A reeleição não deveria existir!
Enfim, por culpa da segunda gestão, o grupo não voltou para uma terceira tentativa!
No 3° ano, aí sim posso dizer que tivemos brigas de verdade.......disputas leais que tinham na realidade uma única finalidade: "poder"! E poder não deveria ser a finalidade dos grupos que disputam o CA.......os grupos deveriam querer melhorar a instituição, em prol dos alunos! Mas esse interesse - mais leal, na minha opinião - é secundário!
De todo modo, ano passado o grupo Conexão, acabou se transformando - de certo modo - no grupo Convergência, liderado pela única pessoa que, nesses quatro anos de Faculdade, passou alguma segurança como "político"!
Disputando com a Convergência, tinhamos o grupo Opinião 22, que levou muitos votos do noturno.......o grupo Inovação - que eu apoiei, e apoiaria de novo, simplesmente pq eles são como o Veredas: o grupo certo.....mas não são populares o suficiente - que levou votos das pessoas que efetivamente leram as propostas...........e o grupo Liberta, que ganhou as eleições com o fundamento da gestão participativa, entre outros!
Todavia, 2007 não foi um ano de gestão participativa! O Liberta queria o poder. Conseguiu. E com isso transformou o CA em uma patota. Uma patota sem ordem........o que é muito ruim.
A gestão foi tão decepcionante que 2008 foi eleição de "Chapa Única"........! Na realidade, duas chapas "de brincadeira" competiram com uma chapa de verdade! Como assim???? Nem parecia a PUC! Não teve carta proposta, não teve campanha, quase ninguém viu os debates, tudo foi feito de forma estranha......muito estranha........e a chapa "Rumos" - reinvenção do grupo Liberta - ganhou as eleições.
É tão triste saber que eu entrei em uma Faculdade que respirava política acadêmica e vou sair de uma que tem eleições só para formalização.......!
Os grupos que realmente competiram tão indo embora.......e o que vai ser dos meninos(as) novos?
O 22 perdeu o respeito!
O CA sempre está onde não deveria estar.........e não aparece onde deveria estar!
Ontem e hoje, professores da UFRJ estavam na Faculdade para avaliá-la....em determinado momento foi feita uma reunião - relativamente breve - com um grupo de alunos para que eles pudessem perguntar algumas coisas.
Foi convocado um aluno de cada ano e um representante do Centro Acadêmico.
Eu compareci como aluna do 4° ano.....quatro outros alunos representaram os outros anos........mas nenhum membro do CA apareceu!
O que aconteceu gestão Liberta?
A ocupação da Reitoria era mais importante?
Certas coisas são formalidades e devem ser cumpridas.....
Essa reunião era uma delas........pena que vocês não perceberam!
Eu??? Desgostosa!
XXX

Coments:
By Nat: "Tá ficando velha na PUC, hein mulher??Obs: Acabei de me tornar segunda tesoureira de uma chapa da FAAP, a eleição é semana que vem, mas tô sentindo q a gente vai perder..."
By Paris: "1) Vc ficou politiqueira esse ano...2)"Certas coisas são formalidades e devem ser cumpridas" - isso é coisa de RD Mutirão...3) Tá certa, o CA de vcs é tão importante qt o nosso e precisa ser gerido com responsabilidade e respeito ao nome que carrega, não é lugar de intrigas de poder !"

Nenhum comentário: