Esse post tem que sair muito legal! Rss....porque a idéia é fantástica!
Bom, vamos do começo. Suponho que a maioria já tenha ouvido falar da USP, Universidade de São Paulo, dentre as 100 melhores do mundo, cursos concorridíssimos, enfim....conhecem, né?
Ok. Conhecendo-a, presumo que conheçam também a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, certo? É a Faculdade de Direito da USP, se alguém não sabe!
Enfim....a Paris, minha melhor amiga, estuda lá....e eu, como boa concorrente que sempre fui.....curso direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), na Faculdade Paulista de Direito (o terror da capital, hahahahaha - só para provocar)!
Bom, o que tem isso a ver com "optativas livres"???
Explicarei.......
Optativas livres surgiram dentro de uma das mais antigas faculdade de direitos do país, a SanFran (que foi, juntamente com a Faculdade de Direito de Recife, fundada em 1827....ambas pioneiras no ensino jurídico no país)! A SanFran, como faculdade de "nerds" que é, sempre tem ótimos jargões e ótimas idéias....e eu tenho o privilégio de poucos: uma grande amiga que cursa direito lá e me diverte com as invenções!
A última....e a mais "in" no momento......é o "zim". "Zim" deve ser usado sempre que se desejar diminuir alguma coisa. Exemplos:
1) Coração - Coraçãozim
2) Amor - Amorzim
3) Tchau - Tchauzim
4) Livro - Livrozim
E assim por diante. Além deste uso, temos a possibilidade de usar o "zim" como sim, certo?! Bom, só para constar.....essa invenção é da Paris e como ela diz "é uma moda que tem que pegar", então, fiz minha parte....coloquei a moda na rede!
Ótimo....mas o assunto não é o zim......são as optativas livres!
Vejamos....para você que cursa uma faculdade, você provavelmente tem, ao menos no final do curso, matérias optativas para escolher. Terá, também, as obrigatórias ou curriculares. O que vem a ser isso? Optativas são as matérias que alguém opta por fazer, seja por gosto ou por necessidade. As matérias obrigatórias são aqueles que você deve cursar, de uma forma ou de outra, para que possa se formar!
Na PUC, por exemplo, o curso de direito tem optativas no quinto ano, somente. Você escolhe um bloco de três matéria para cursar. Existem quatro opções: 1) Direito Penal; 2) Direito Econômico; 3) Direito do Trabalho; 4) Direitos Difusos. Eu, por exemplo, vou escolher difusos, com total e absoluta certeza.....!
Bom, este é o panorama acadêmico da coisa....!
Agora, falaremos das "optativas livres", idéia das meninas da SanFran!
Digamos que nós, mulheres, na escola da vida fazemos diversas matérias obrigatórias: charme, elegância, maternidade (isso é obrigatório?), culinária (pelo menos para brigadeiro), costura (xiiiiii, faltei nessa), postura, carinho, meiguice, feminismo, garra, vaidade, coragem.....entre outras.
Os homens, por sua vez, fazem outras matérias obrigatórias: cafagestismo, traição, xaveco, "como beber até cair", futebol, briga, musculação, "video-game"....mas, além das não tão boas, eles fazem também: "como perguntar para a melhor amiga qual tipo de flor ela gosta", "como escolher o melhor perfume", "como dar o melhor abraço", entre tantas outras!!!!
Rss.....
A teoria das meninas da SanFran é a seguinte: homens e mulheres fazem optativas livres.....e as escolhem no grupo do outro sexo. Pelo que sei, haveria um número limitado de optativas livres possíveis.....mas eu acho que não.......!
Bom, pelo menos eu tenho diversas optativas livres masculinas.......tanto as boas, quanto as ruins. Paris diria que a optativa que escolhi e que é a mais forte seria o cafagestismo! Eu não sei....quem sabe seja outra....descobrirei!
Claro que existem outras tantas matérias obrigatórias e facultativas! Muitas delas não podem ser citadas aqui, mas tenho certeza que a imaginação de todos vocês pode ir até além do que eu já pensei.....!
Se não, podem escrever.......eu faço um post complementando!
Obrigada franciscanas queridas.....saudades de vocês!
Beizim
Coments:
By P.: "HÁ! Nem preciso dizer que eu já fiz váááárias optativas de diversas estirpes no sexo oposto. Alguns até se perguntam qual sexo este seria!AHauhAUhauAHUhauHAUhauHAUhauHAUahuA
Adorei o blog!"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Hilário... Só que ainda não decidi qual meu sexo oposto!
:P
Postar um comentário